- Área: 260 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Gavriil Papadiotis, Tim Soar
-
Fabricantes: Investwood, New Terracotta, SSAB
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro vitoriano, este terreno não possui relação direta com a via pública. Nossa solução para isso foi desenvolver um pequeno pátio interior, oferecendo privacidade visual e acústica. O desenho é uma composição de pavilhões. Tal quebra nos elementos nos permitiu responder a um terreno de limites irregulares e criar um conjunto voltado para uma piscina dentro de um pátio tranquilo.
Cada pavilhão acomoda um ambiente. Estes espaços têm coberturas piramidais com uma generosa luz zenital no centro, que dá vida aos cômodos. A forma do telhado tem um contorno baixo e maximiza o volume espacial. Estas claraboias podem ser abertas e em dias quentes, o ar fresco da piscina resfria os espaços.
Para os dormitórios trapezoidais, foram desenvolvidas venezianas escuras. A sala possui um fogão à lenha. A chaminé, que deve ser mais alta que os edifícios adjacentes, é quadrada e feita em tijolos, que se estreita elegantemente. Assemelha-se a uma torre sineira que domina o todo. Espaços secundários, como banheiros, depósitos e escadas estão escondidos dentro das paredes duplas entre os pavilhões.
Os pavilhões possuem isolamento (250 mm de espuma) e são relativamente herméticos. Um sistema de recuperação de calor garante uma economia de energia eficiente durante os meses mais frios. Os pavilhões são revestidos com metal de acabamento modesto, que acentua a qualidade escultural do projeto.